HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE QUATÁ
Postado em: 04 de Junho de 2016 por Rotary Club de Quatá
O Rotary Club de Quatá foi fundado, inicialmente, em 17/11/1957, sob a liderança do Dr. Luiz Vicente Cernicchiaro, tendo como sócios fundadores os senhores Yohiuki Ono, Geraldo de Souza Lima, Thomaz Alcalde, Juvenal de Oliveira Neves, entre outros. O professor e funcionário do Banespa José Roberto de Lima, já participava das reuniões naquela época. Essa primeira formação foi apadrinhada pelo Rotary Club de Paraguaçu Paulista, sob a liderança dos companheiros Carlos da Cruz Cambraia, Miguel Deliberador e Terêncio Romita, entre outros. As reuniões eram realizadas no Hotel Patrão - Hotel muito conceituado na época.
Quatá era uma cidade pujante com um comércio vigoroso, tinha empresas com expressão nacional, como a Usina Santa Lina, Lojas Riachuelo, Lojas Pernambucanas e vários bancos como o Banco Banespa, Caixa Econômica Estadual, Banco Moreira Sales e Banco Mercantil.
Por volta de 1960 e 1961 a cidade de Quatá entrou numa grande crise econômica onde fecharam várias empresas e bancos e o Rotary Club não foi exceção, foi se apagando como uma vela que não tinha mais cera para queimar.
Posteriormente já em 1969 o Rotary Club de Rancharia procurou os Companheiros José Roberto de Lima, José Roberto Giacon, Nelson Bigeschi, José Fernandes Scarance para que fosse reativado o Rotary Club de Quatá.
Então em 24 de junho de 1970 o Rotary Club de Quatá foi fundado (reativado) tendo como padrinho o Rotary Club de Rancharia.
O primeiro Conselho Diretor era composto pelos companheiros Dr. José Fernandes Scarance, Sérgio Décio Pecchio, Wanderly Dalla Pria, José Robero Giacon e José Roberto de Lima. Eram vinte e dois (22) sócios fundadores, quataenses como Carlos Duarte de Souza, Enzo Materazzi, Luiz Stefanu Nucci, Argemiro Pagianotto, Modesto Carone, Vitor Carone, José Ramires, José Haddad, Eloy Sim Caldas, Augusto Rosa e Ezequiel (gerente da Loja Pernambucanas), entres outros. As reuniões aconteciam no Recanto 70, restaurante existente na chácara de Carlos Bleinroth, próximo ao campo da aviação (nome dado a uma pequena pista de pouso de aeronaves) onde hoje é o Jardim Tropical e o centro de eventos do Município e Quatá.
O Club estava pronto para a fundação, mais faltava algo essencial, era necessário um sino. Então o Companheiro José Roberto de Lima lembrou-se que tinha visto um sino do antigo Ratary Club de Quatá numa estronca de madeira no Hotel Patrão. Foi até o hotel, cujo proprietário era o Senhor Marques, e lá encontrou o sino repousando no mesmo local deixado a anos atrás, estava todo empoeirado, escuro, sem a roda dentada, após alguns ajustes o sino estava pronto para as primeiras badaladas marcando assim a fundação do Rotary Club de Quatá.
Atualmente o Rotary Club de Quatá vem se destacando no Distrito 4510 como um clube atuante, que desenvolve projetos humanitários e apoia as entidades quataenses, melhorando assim a vida da comunidade. Já realizou dezenas de intercâmbio de jovens com diversos países como: EUA, Alemanha, Canadá, Indonésia, Turquia, Hungria, entre outros.
Ainda, apoia os programas de Rotary, Rotaract e Interact que são destaques no nosso Distrito.
Assim o Rotary Club de Quatá vem escrevendo sua história, cujo lema é: "dar de si, antes de pensar em si".






